EUA emitem alerta para novos tornados após morte de 34 pessoas

 

Novas tempestades e tornados são esperados para este domingo (16) na região dos Grandes Lagos, próxima à fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, após uma série de fenômenos climáticos extremos que afetaram partes do Centro-Oeste e Sudeste do país. Desde sexta-feira (14), pelo menos 34 pessoas perderam a vida devido a tornados, ventos fortes e incêndios florestais que atingiram diversos estados americanos.

Os estados mais afetados incluem Missouri, Alabama, Mississippi, Arkansas, Kansas, Texas e Oklahoma. No Missouri, 12 mortes foram registradas, com 19 tornados atingindo 25 condados, conforme dados das autoridades locais.

O governador Mike Kehoe descreveu o estado como “devastado por tempestades severas”, resultando em casas destruídas e perda de vidas.

O sistema de tempestades provocou ventos que causaram tempestades de poeira mortais e alimentaram mais de 100 incêndios florestais. As autoridades emitiram alertas de tornados desde a Flórida até as Carolinas, com o sistema climático avançando em direção ao leste.

Espera-se que as condições meteorológicas extremas afetem uma região com mais de 100 milhões de pessoas, com ventos de até 130 km/h desde a fronteira canadense até o Texas, apresentando riscos de neve no norte e incêndios no sul.

Fonte Metro1

Related posts

Leave a Comment