Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) convocou uma reunião para quinta-feira (27) com representantes das federações de futebol de seus 10 países membros, para discutir ações contra o racismo, discriminação e violência no futebol sul-americano. O encontro ocorre após declarações controversas do presidente da entidade, Alejandro Domínguez, que geraram protestos no Brasil.
Durante o sorteio das competições, Domínguez fez uma analogia envolvendo um macaco ao responder se imaginava como seria uma Libertadores sem a participação dos clubes brasileiros. Após o incidente, o presidente pediu desculpas publicamente, explicando que utilizou uma expressão popular sem a intenção de desqualificar ou ofender alguém.
Imediatamente, a Libra, liga que reúne clubes das Séries A, B e C do Brasileiro, fez uma nota de repúdio à declaração de Alejandro Dominguez. Anteriormente, clubes da Libra e da Liga Forte União já tinham assinado uma carta pedindo exclusão do Cerro Porteño pelo caso de racismo contra Luighi.
Fonte Metro1