Pais podem ser multados por negarem vacina contra covid aos filhos

 

Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que os pais que se recusarem a vacinar seus filhos contra a Covid-19 podem estar sujeitos a multa. A decisão, que obteve unanimidade no colegiado, firma então que a vacinação de crianças e adolescentes contra covid-19 é obrigatória e a recusa pode ser considerada negligência parental.

O entendimento foi firmado na análise de um caso em que os pais de uma menor de idade negaram, segundo o Ministério Público do Paraná, a vacinação contra a Covid-19 mesmo após notificação do conselho tutelar. A Terceira Turma confirmou a multa de três salários mínimos aos pais. O valor será revertido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os pais da menina alegaram que temiam os efeitos adversos da vacina e que o STF havia apenas estabelecido os parâmetros para que o imunizante fosse constitucional.

Na decisão, a Corte cita que vacinação contra a covid foi recomendada em todo o país a partir de 2022, e aponta também que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a obrigatoriedade da imunização, desde que a vacina tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações, ou que sua aplicação seja imposta por lei ou, ainda, determinada pelo poder público com base em consenso científico.

Fonte Metro1

Related posts

Leave a Comment