Olimpíada de Matemática bate recorde de cidades e estudantes inscritos

 

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) informou que a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) atingiu um marco histórico em 2025, registrando o maior número de escolas e municípios inscritos. Neste ano, a competição chegará em 57.222 escolas de 5.566 cidades – garantindo uma cobertura de 99,93% dos municípios do país.

Ao todo, a competição reunirá 18,6 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas. As provas da olimpíada serão aplicadas em duas fases: a primeira em 3 de junho e a segunda em 25 de outubro. Os candidatos mais bem classificados e com maiores pontuações após a segunda fase receberão premiação pelo bom desempenho. Serão distribuídas 8.450 medalhas em todo o país, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os vencedores serão anunciados em 22 de dezembro.

A série de avaliações é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e busca incentivar o estudo de matemática e identificar talentos na disciplina. Estudantes premiados com medalhas nacionais de ouro, prata ou bronze garantem vaga no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de R$ 300 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para alunos de escolas públicas.

Fonte Metro1

Related posts

Leave a Comment