prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), nomeou Duda Lomanto como nova titular da Secretaria do Mar (Semar). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (30). Ela substitui Andrea Mendonça, que pediu exoneração do cargo na última terça-feira (29). Duda ocupava o cargo de diretora do Trabalho e Empreendedorismo (DTE) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).
“Após quatro anos de muitos desafios e conquistas à frente da DTE, é com grande honra que recebo o convite do Prefeito para assumir a Secretaria do Mar. Salvador guarda um dos maiores tesouros naturais do Brasil: a Baía de Todos os Santos, segunda maior baía navegável do mundo, com enorme potencial turístico ainda pouco explorado. Essas ilhas abrigam comunidades ricas em gastronomia, cultura, arte e artesanato – elementos que refletem a alma da nossa gente e precisam ser valorizados e potencializados como vetores de desenvolvimento”, disse Duda.
A nova secretária afirmou que vai trabalhar com outras pastas para avançar na regularização de píeres e atracadouros, criando condições para ampliar o turismo náutico. “O desafio agora é transformar esse patrimônio natural e humano em um pilar sólido de desenvolvimento econômico sustentável, promovendo a geração de renda, o empreendedorismo local e a valorização do nosso território marítimo”, acrescentou.
A Secretaria do Mar foi criada no início de abril deste ano e apresentada como uma aposta da gestão municipal para transformar o potencial náutico de Salvador em motor econômico, por meio do turismo, da indústria do mar e da valorização da maior costa marítima urbana do país.
No entanto, a criação da pasta gerou controvérsias, conforme apontado no Jornal Metropole. Sem orçamento próprio nem estrutura formal — ao menos por enquanto —, a secretaria surgiu por decreto, com remanejamento interno de cargos.
Andrea Mendonça pede exoneração
Andrea Mendonça, que integra a Executiva estadual do PDT, pediu exoneração do cargo de titular da Semar na terça (29). A solicitação foi enviada por meio de carta destinada a Bruno Reis. Na mensagem, Andrea afirmou que tomou a decisão “em respeito à nova missão definida pelo meu partido”. O PDT possui um acordo para integrar a base do governo Jerônimo Rodrigues (PT) em anúncio que deve ser realizado na sexta (2).
Fonte Metro1