vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, voltou a defender nesta terça-feira (6) a redução da jornada de trabalho, durante um almoço com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). Ele afirmou que a proposta acompanha uma tendência global impulsionada pelos avanços tecnológicos.
“Há uma tendência no mundo inteiro de redução de jornada de trabalho. Essa é uma tendência mundial porque cada vez a tecnologia permite fazer mais com menos gente. Então a agricultura mecaniza, a indústria automatiza, robotiza, mesmo o setor de serviços, medicina, radiologia, vai ser tudo robô”, declarou.
A redução da jornada está em discussão na Câmara dos Deputados por meio de uma PEC que propõe o fim da escala 6×1. Apesar da resistência de parte do Congresso, o tema foi apontado como prioridade pelo governo em 2024.
Alckmin reforçou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também defendeu a medida recentemente. “Algumas áreas da indústria, a escala já não é mais seis por um, mas são indústrias de ponta, de alta tecnologia. Esse é um debate que o parlamento, na minha avaliação, deve discutir, deve enfrentar. E deve fazê-lo com um papel muito importante dos sindicatos. A gente vê que não se deve tratar de maneira igual os desiguais”, completou.
Fonte Metro1