Candeias: Técnicos da SEINFO e da UFBA discutem 1ª etapa do plano de ação para conter erosão do buracão

 

técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) apresentaram na manhã desta sexta-feira (25/4), o resultado da primeira etapa do estudo acerca do “buracão” de Menino Jesus. O estudo é fruto da parceria envolvendo a Prefeitura do município com o Ministério das Cidades e a Universidade Federal da Bahia.

Na oportunidade, os técnicos apontaram 45 áreas de risco em todo o território do município, incluindo no perímetro do próprio buracão. Com os dados em mãos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, já começou a traçar metas para resolver o problema que desde os anos 2000 atormenta os moradores de Menino Jesus.

O secretário da SEINFO, Ruy Barbosa, disse que o próximo passo é humanizar o local, implantando todo o material necessário para conter a erosão do buracão, evitando que ele continue crescendo e avançando para as residências dos moradores. “Nesse plano de ação, iremos fazer um trabalho de arquitetura e revitalização do local, com ciclovia, área de convivência, quadra poliesportiva, entre outros atrativos para a comunidade”, explicou o secretário.

O secretário acredita que ainda este ano o prefeito abra o processo licitatório e assine Ordem de Serviço naquela comunidade.

O prefeito Eriton Ramos acompanhou a explanação por parte dos técnicos da UFBA e garantiu que o município fará a parte que lhe cabe para resolver o problema da comunidade. “As secretarias diretamente envolvidas nesse processo já estão de prontidão para que possamos iniciar quanto antes essa obra em Menino Jesus”, destacou o gestor.

O trabalho de parceria entre os técnicos da UFBA e os da Prefeitura vai continuar ao longo de todo o processo, para que a execução do serviço seja realizado com o máximo de eficiência possível no local, assim como a entrega do estudo e levantamentos técnicos das outras 44 áreas de risco.

Vale salientar que o município está construindo unidades habitacionais (CONJUNTO VIDA NOVA), em fase de conclusão, para abrigar as famílias que foram atingidas pela demolição das casas por causa do Buracão.

Fonte VOX LIVRE

Related posts

Leave a Comment