ministra Marina Silva assinou, nesta quinta-feira (27), uma portaria que declara estado de emergência ambiental nas áreas do Brasil mais vulneráveis a incêndios. A medida inclui a contratação emergencial de brigadistas e ações de prevenção baseadas em informações climáticas.
A ministra explicou que a declaração é semelhante às emitidas pela Agência Nacional de Águas, que identifica áreas com escassez hídrica. Com isso, autoridades públicas deverão tomar medidas conforme os riscos locais. Silva também destacou que o processo envolve “muita ciência” e reestruturação do sistema de enfrentamento das emergências climáticas.
A portaria trará prazos e informações específicas por região, com o objetivo de identificar e planejar ações preventivas. O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, ressaltou que será elaborado um planejamento estratégico considerando a evolução climática e o risco de incêndios.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) também reforçará a estrutura de combate ao fogo em 2025, com a criação de 231 brigadas e o aumento de 25% no número de profissionais. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que o detalhamento da portaria será baseado em análises científicas constantes sobre chuvas e focos de calor.
Fonte Metro1