Fibromialgia, evento na Câmara é um sucesso

 

Aconteceu na manhã desta quarta -feira (31) uma sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores de Candeias através do presidente Valdir Cruz, com Proposição da Vereadora Ró Salomão, sobre a fibromialgia. A alusão é ainda sobre o dia 12 de maio que foi o dia Mundial de conscientização da Fibromialgia.

O evento contou com Palestra de Dr Alisson Regis, médico reumatologista no município que falou sobre o que é, a causa, sintomas e tratamentos da fibromialgia. Drª Mônica Santana, advogada, abordou sobre os direitos das pessoas com fibromialgia. Participação de Lucinéia Sousa, representante da ANFIBRO – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FIBROMIÁLGICOS E DOENÇAS CORRELACIONADAS. Pontuou sobre as ações nacionais e do nordeste da fibromialgia. Drª Livete, dentista, com abordagem sobre problemas dentários ocasionados em pacientes com a fibromialgia. Elena Souza, presidente da ASFIFAC, assistente social e sanitarista destacou sobre o grupo, a existência da Lei 1217/2019, as conquistas alcançadas. Teve ainda a participação das fisioterapeutas Naiara, Claudia e dos massoterapeutas Welington e Jasilda.

Durante a sessão ainda foi ofertado massagens com os massoterapeutas Welington e Jasilda. Auriculoterapia com a fisioterapeuta Cláudia. E, sorteios de vários brindes e sorteio de Pilates com a fisioterapeuta Naiara.

A sessão contou com um plenário lotado com os fibromiálgicos, autoridades, imprensa, o secretário de saúde, Marcelo Cerqueira, a vice-prefeita Marivalda da Silva, presidentes de associações, sindicato e a população em geral. A participação dos vereadores Diego Maia, Robinho, Irmão Valmir, Val Enfermeiro, Valdir Cruz, Gil Soares, Rita Loira, Tânia Batista, Jorge da JM, Rosana de Bobó que ficaram até ao final do evento e de forma participativa.

O grupo de fibromialgia surgiu no final de 2021 e de lá até aos dias atuais tiveram várias conquistas:  Em maio de 2022, aconteceu a primeira sessão especial, Proposição da Vereadora Ró Salomão e do Vereador Diego Maia, que apresentaram pedidos de providências com vários pontos dentre eles a contratação de um reumatologista. Em agosto de 2022 houve a contratação do reumatologista pela gestão municipal.

Em maio de 2023 houve a aprovação do Projeto de Lei que cria a carteirinha da fibromialgia. Projeto da Vereadora Ró Salomão.

No final da sessão observou-se que houve conscientização sobre a fibromialgia, bem como o conhecimento sobre o grupo existente no município.

Por fim, cita-se ainda que o grupo Fibro Candeias em comemoração ao dia 12 de maio realizou uma ação em quase todas as unidades de saúde da família do município (são 24, esteve em 21). Os próprios membros do grupo na sua unidade realizaram a sala de espera abordando sobre a fibromialgia. Estavam munidos da Lei existente desde 2019, e nunca aplicada no município, como embasamento legal da ação. A coordenação do grupo ainda teve o cuidado de enviar cópias, para os enfermeiros, desta Lei Municipal. Observou-se total desconhecimento dela.

A coordenação da ASFIFAC esclarece que diante das ações do grupo e do apoio dos vereadores, Ró Salomão e Diego Maia, bem como da gestão municipal hoje, em 2023, a fibromialgia tem visibilidade e respeito.

CONFIRA IMAGENS:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: