Querer Bem celebra Dias das Mães com manhã de relaxamento e autocuidado
A clínica Querer Bem de Candeias realizou, na manhã desta quinta-feira (09), na Casa da Música, uma homenagem em celebração ao Dia das Mães. Com a participação de mães dos pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), o evento foi marcado por reflexões sobre a maternidade atípica, rodas de conversas e dicas para melhorar o autocuidado no dia a dia.
Sobre os desafios da maternidade atípica, a Psicóloga Jackeline Amorim foi enfática ao falar que existe a parte desafiadora da responsabilidade de ser mãe que ninguém vê. “Quando perguntamos o que é ser mãe, só se fala das coisas positivas, no entanto, existe a parte que ninguém fala e que é real, o cansaço, a falta de privacidade e o fato de deixarmos a nossa vida de lado para cuidar dos nossos filhos, principalmente quando se é mãe atípica”, disse.
Mas antes disso, as mães passaram por momentos especiais preparados especialmente para elas. Com uma manhã de relaxamento, elas foram presenteadas com massagem, ventosa terapia, sorteios de brindes, café da manhã, ginástica terapêutica e TAg mentoria com palestra educativa de como administrar o tempo com autocuidado.
Uine Gleise, coordenadora da clínica, explicou que a ação faz parte de um projeto desenvolvido no espaço, o “Cuidar de quem Cuida”. Segundo ela, o projeto visa melhorar o desenvolvimento da criança atípica, dando o suporte também para o cuidador.
A fisioterapeuta, Adriana Azevedo, se emocionou ao relatar que descobriu recentemente que o filho foi diagnosticado como neuroatípico. “Eu achei que eu estivesse preparada para isso, mas a realidade é totalmente diferente, é um universo novo e desafiador”, relatou.
Participaram do evento a vereadora Ró Salomão, Eriton Ramos (Sec. Governo) e Marcelo Cerqueira (Sec. Saúde).